Covid-19: modalidade de «casa aberta» alargada a maiores de 30 anos

A modalidade «Casa Aberta» foi alargada à vacinação de primeiras doses de utentes que não estejam agendados, com idade igual ou superior a 30 anos e que não tenham sido infectados com Covid-19 nos últimos seis meses.

O Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave fez questão de esclarecer que ao centro de vacinação contra a Covid-19, instalado no Multiusos de Guimarães, devem apenas dirigirem-se os utentes inscritos nos centros de saúde do Concelho. José Novais de Carvalho sublinhou que o processo de inoculação será intensificado este mês dado que os adolescentes e jovens a partir dos 16 anos já têm disponível o auto-agendamento da vacina, no 'site' na internet da Direcção-Geral da Saúde. Esta possibilidade surge uma semana depois de ter sido aberta a vacinação para a faixa etária dos 18 ou mais anos.

O responsável referiu que irá aumentar a intensidade de vacinação, cobrindo estas faixas etárias, estando já prevista para os dias 14 e 15 deste mês a vacinação de pessoas com 16 e 17 anos.

Desde a entrada em funcionamento do centro de vacinação no Multiusos, os profissionais de saúde já administraram um total de 92 mil 989 primeiras doses e 58 mil 514 segundas doses das diferentes vacinas, totalizando 151 mil 503 doses. "Estes números atestam bem a dimensão do trabalho dos nossos profissionais que têm sido incansáveis e de uma enorme generosidade", referiu Novais de Carvalho, aproveitando para esclarecer que têm surgido reclamações relacionadas com o agendamento cujo processo é "alheio aos profissionais de saúde" e apelando às pessoas para reconhecerem esse esforço.

Marcações: Multiusos, covid-19, vacinação covid-19, casa aberta

Imprimir Email