Serviço de Urgência do Hospital de Guimarães tem registado elevada afluência de doentes

O Serviço de Urgência do Hospital da Senhora da Oliveira tem registado um elevado número de afluência de doentes nos últimos dias. O Director Clínico confirma e avança com a possível explicação para esta situação.

"Constatamos efectivamente que já durante o mês de Julho e Agosto houve uma afluência, não digo anormal mas uma grande afluência que faz lembrar o tempo pré-pandemia. Não sei exactamente a razão mas um dos motivos será porque os centros de saúde estão muito ocupados ainda em seguir os doentes covid e com a execução do plano de vacinação e, por isso, não estarão 100% disponíveis para atender os doentes", afirmou Hélder Trigo.
Ainda de acordo com o Director Clínico do Hospital de Guimarães, as equipas de urgência foram reforçadas. Porém, lembra que a urgência do hospital é prioritariamente para doentes urgentes.

"estamos perante uma situação que provoca algum congestionamento no serviço de urgência o que faz como que, para minimizar esse problema, já aumentamos as nossas equipas disponíveis mas mesmo aumentando o número de médicos e espaços agora com na nova urgência, às vezes é impossível evitar tempos de espera o que é sempre desagradável para os doentes", sublinhou.
Ainda de acordo com Hélder Trigo, no atendimento "temos tido em consideração que aqueles doentes que são mesmo urgentes, identificados com as cores amarelo e laranja, têm sido atendidos dentro daquilo que é normal e que está previsto na triagem de Manchester", afirmou.

Já os doentes identificados com as cores azul e verde, "teoricamente que não são para uma urgência hospitalar mas que deveriam ser atendidos no seu médico de família, poderão ter um tempo de espera um pouco maior o que é compreensível numa circunstância de grande afluência", realçou lembrando que estes doentes, devem prioritariamente, procurar o seu médico de família.


Marcações: Hospital de Guimarães, urgência, afluência, serviço

Imprimir Email