Guimarães recebe na próxima semana congresso nacional de médicos em início de carreira

Quatro centenas de médicos em início de carreira vão participar nos trabalhos do Med Start – Congresso Nacional do Interno de Formação Geral que este ano vai decorrer em Guimarães.

Na página da internet do evento que vai decorrer de segunda-feira a quarta-feira, no Centro Cultural de Vila Flor, justifica-se que o anterior Congresso Nacional do Interno do Ano Comum surge após um ano de interlúdio com um novo nome - o Med Start - Congresso Nacional do Interno de Formação Geral "como marco de celebração do seu 10º aniversário, mas, ainda assim, com objectivos semelhantes aos das edições prévias".

Contactado pelo Grupo Santiago, Gonçalo Torres, Presidente da Comissão Organizadora, destacou que o evento marca "uma transição, o início da carreira profissional dos médicos que terminaram no ano anterior o seu curso de medicina", justificando que os trabalhos decorrerão em formato misto, presencial e on-line.

"O congresso tem sido organizado no Porto ou em Lisboa, mas consideramos importante uma descentralização, tal como nos cuidados de saúde", observou Gonçalo Torres, interno de formação no Hospital da Senhora da Oliveira, ao dar conta que a organização conta com o apoio do Município de Guimarães.

"Sendo um congresso de médicos para médicos no início de carreira, pretende promover o crescimento profissional, auxiliando a construção da identidade profissional de jovens médicos e reforçando competências necessárias ao bom exercício da medicina humana, centrada no doente e atenta à inovação e avanços científicos e tecnológicos", apontou Gonçalo Torres, ao salientar que o congresso contemplará diversos workshops, momentos únicos de aprendizagem para o Interno de Formação Geral.

"O Med Start pretende não só esclarecer e informar sobre o internato de formação específica, como também alargar horizontes e abranger diferentes carreiras médicas, debatendo ainda os desafios actuais e futuros da medicina", acrescentou, vincando a importância de perspectivar o exercício da medicina nos próximos 40 anos.

quinta, 09 setembro 2021 16:35 em Saúde

Marcações: Med Start – Congresso Nacional do Interno de Formação Geral, interno de formação geral, médicos em início de carreira

Imprimir