Centro de Vacinação do Multiusos funciona com novo horário e poderá administrar vacina contra a gripe

O funcionamento do Centro de Vacinação contra a Covid-19, no Multiusos de Guimarães, está a ser adequado à nova realidade, de forma a dar resposta às necessidades decorrentes da gestão dos recursos humanos e materiais.

A administração das vacinas contra a Covid-19 continua a decorrer naquele espaço para a aplicação das segundas doses, assim como no regime de casa aberta para quem ainda não iniciou o processo de vacinação e tenha mais de 12 anos. Há, no entanto, mudanças no horário de atendimento, sendo o funcionamento assegurado, de segunda a quinta-feira, das 8h00 às 14h00, com uma equipa de profissionais mais reduzida.

O Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave justificou as alterações com a "menor frequência de utentes", dada a taxa de vacinação atingida no concelho de Guimarães. "É a forma encontrada para gerir os recursos disponíveis", considerou José Novais de Carvalho, ao sublinhar que a finalidade inicial mantém-se, embora a logística existente passe igualmente a servir a vacinação contra a gripe.

"Esta segunda-feira, começou a campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira fase destina-se a residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados e profissionais do Serviço Nacional de Saúde, bem como grávidas", observou, indicando que os utentes agora contemplados que não estejam em estruturas residenciais serão convocados a receber a vacina no Multiusos. "Só devem dirigir-se aqueles que forem previamente convocados pelos nossos serviços", advertiu Novais de Carvalho, sublinhando que a vacina contra a gripe é fortemente recomendada para grupos prioritários da população e é uma medida de prevenção primária com impacte na ocorrência e gravidade da doença".

Numa segunda fase, a vacinação contra a gripe visará "outros grupos-alvo abrangidos pela vacinação gratuita, destacando-se pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas portadoras de doenças ou condições que constam na norma da vacinação contra a gripe 2021/22".

segunda, 27 setembro 2021 18:31 em Saúde

Marcações: Multiusos de Guimarães, vacinação covid-19, centro de vacinação, vacinação contra a gripe

Imprimir