Hospital de Guimarães alarga plano de nascimento a todos os casais

O Hospital da Senhora da Oliveira anunciou a criação de uma consulta de plano de nascimento extenso a todos os casais, realizado através de uma consulta multidisciplinar.

O plano de parto é um documento escrito, pessoal e intransmissível, elaborado pelo casal,
onde apresentam as suas preferências, prioridades e desejos, sentimentos e expectativas para o trabalho de parto, parto e pós-parto. Deve ser elaborado depois da obtenção de informação fidedigna ao longo da gravidez (em cursos de preparação para a parentalidade, em consultas de vigilância com o seu enfermeiro especialista de saúde materna e obstetrícia e o seu obstetra).

Este documento, serve de elo de informação e comunicação com a equipa de saúde e ainda entre o casal/acompanhante escolhido, que ficarão cientes das suas escolhas que são apenas linhas directivas e não regras, que poderão ou não ser praticáveis ao longo de todo o processo
de nascimento, sendo a nossa prioridade salvaguardar a segurança e o bem estar materno e fetal.
O Hospital dispõe de uma equipa multidisciplinar, composta por enfermeiras especialistas, médicas obstetras e anestesistas, que cooperam na consulta onde é feita uma avaliação dos planos de nascimento, empenhada em dar uma melhor resposta a cada situação em particular, adequada a cada casal e que visam a “humanização dos cuidados.

A consulta de Plano de Nascimento teve início em Junho deste ano com as grávidas de risco seguidas no curso de preparação para a parentalidade do Hospital. Este mês a consulta foi expandida para todos os casais, com gestação a partir das 30 - 32 semanas, que pretendam ter o parto na maternidade do Hospital da Senhora da Oliveira.


Marcações: hospital, nascimento, plano

Imprimir Email