Limpeza de ficheiros da ARS actualiza utentes de Guimarães

Há quatro mil e 900 utentes em Guimarães sem médico de família. O número é revelado pelo Director da Sub-Região de Saúde de Braga. Numa entrevista concedida ao Guimarães Digital, Carlos Moreira revelou também que o Distrito tem 75 mil pessoas sem médico de família e que as
prioridades para 2005 são a prevenção do tabagismo, do alcoolismo e a promoção da alimentação saudável.

A informatização que tinha sido operada pela Sub-Região de Saúde de Braga em Janeiro de 1997 não acautelava a duplicação de inscrição de utentes.

O acesso às consultas nos centros de saúde ficou mais facilitado em 2004. A Sub-Região de Saúde de Braga apresentou a maior taxa de marcação de consultas por telefone da Região Norte. De resto, no ano passado, o aumento da produção de consultas por cada médico foi uma realidade.

Refira-se que a ARS de Braga apresenta um indicador de 4,4 consultas por hora.

Entretanto, entre Janeiro e Novembro de 2004 foram entregues nas farmácias do Distrito 14,5 toneladas de medicamentos não utilizados pelos utentes. Só nas farmácias de Guimarães, foram recolhidos três mil e 17 quilos de medicamentos não consumidos. Os dados foram disponibilizados à Sub-Região de Saúde de Braga pela Associação Nacional de Farmácias.

sexta, 14 janeiro 2005 04:36 em Saúde

Marcações: Saúde

Imprimir