Semana Europeia do Teste com rastreios em Guimarães

No âmbito da "Semana Europeia do Teste Novembro 2021", que vai decorrer entre os dias 22 e 29 de Novembro, o Centro de Aconselhamento e Orientação (CAOJ) de Guimarães da Fundação Portuguesa " A Comunidade Contra a SIDA" alia-se uma vez mais a esta iniciativa, com a realização de teste de rastreio ao VIH, VHB, VHC e Sífilis. 

Os rastreios são anónimos, gratuitos e confidenciais e vão ser realizados no dia 22 de Novembro, na Alameda Dr. Alfredo Pimenta, no parque de estacionamento, junto ao Centro Comercial Triângulo. 

Duarte Barros, responsável do CAOJ de Guimarães, afirma que a campanha tem como objectivo aumentar os esforços de testar e promover a sensibilização para a importância da prevenção e os benefícios do teste precoce de infecções por VIH, Hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis. "São doenças muito graves. Defendemos que todas as pessoas conheçam o seu estado serológico, para que num cenário mais negativo de testar positivo a alguma delas a pessoa possa iniciar rapidamente o respectivo tratamento e controlar a doença o mais rápido possível", explica o responsável, acrescentando que a "maior parte das pessoas nunca fez algum despiste a este tipo de doenças".

O CAOJ de Guimarães está sedeado nas antigas instalações do Cybercentro e Duarte Barros lembra que para além do rastreio da SIDA poderá fazer rastreios ao VIH, hepatite ou sífilis durante todo o ano. O CAOJ de Guimarães de Guimarães disponibiliza ainda um serviço de apoio aos "infectados e afectados". "Para além dos seropositivos, damos apoio às pessoas que rodeiam os infectados. Estamos a falar de familiares, cônjuges ou parceiros, que muitas das vezes são essas pessoas que precisam de uma ajuda directa, mas que não sabem a quem recorrer. Assim, fazemos um aconselhamento psicológico gratuito", disse. 

segunda, 22 novembro 2021 11:39 em Saúde

Marcações: rastreios, Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens, Semana Europeia do Teste Primavera, VIH , Sífilis

Imprimir