Município vai voltar a colocar uma unidade de rastreio à COVID-19

O Município de Guimarães decidiu voltar a colocar uma unidade móvel de testagem à COVID-19, na Avenida Alberto Sampaio. A informação foi avançada pela Vice-presidente da Autarquia, Adelina Pinto, à margem da inauguração do «Espaço do Cidadão» no Hospital de Guimarães. 

Adelina Pinto considerou que a testagem é "essencial" para conter a pandemia e mostrou-se preocupada com a falta de capacidade de testagem nas farmácias aderentes ao teste gratuito.

"O Governo disponibilizou quatro testes gratuitos por mês, sendo que as cinco farmácias aderentes em Guimarães estão com dificuldades na testagem. Nesse sentido, temos já programado voltar a colocar uma unidade de testagem na muralha [Avenida Alberto Sampaio]. Vamos abri-lo o maior período de tempo possível. É algo que estamos a trabalhar com a Unilabs, que também tem um posto junto da escola Francisco de Holanda", adiantou a responsável numa altura em que são necessários testes para aceder a hospitais, lares, discotecas ou grandes eventos como jogos de futebol. 

A Vice-presidente acrescentou ainda que o Município tem disponibilidade de testes para situações sinalizadas nas escolas, caso exista um surto. Adelina Pinto reiterou a necessidade de testar para conter um aumento do número de casos em Guimarães. "Os casos estão a aumentar, mas não é uma linha directa, ou seja, os números aumentam e no dia seguinte podem descer. Hoje é mais difícil também perceber onde se foi buscar a infecção e por isso temos de ter mais cuidado", explicou.

Marcações: rastreios, covid-19, unidade móvel de testagem à COVID-19

Imprimir Email