Covid-19: Período de isolamento para assintomáticos positivos passa para sete dias

O período de isolamento para as pessoas assintomáticas que testam positivo ao SARS-CoV-2 e têm doença ligeira passa, a partir desta quarta-feira, a ser de sete dias.

Segundo informação da Direcção-Geral da Saúde as pessoas infectadas que não tenham sintomas à data do diagnóstico e as que tenham apenas sintomas ligeiros não precisam de realizar teste no sétimo e último dia do isolamento, podendo terminar o período de quarentena, mantendo-se "em autovigilância" e "monitorizando os seus sintomas".

No caso dos doentes com sintomas moderados ou graves (que devem contactar o SNS24, o médico de família ou o 112), o tempo de isolamento mantém-se em, pelo menos, 10 dias, não sendo também necessário teste negativo para ter alta.

A partir também desta quarta-feira, baixa para sete dias o período de isolamento dos contactos de alto risco, que devem fazer teste ao terceiro e sétimo dias de isolamento profilático. As definições destes contactos, que só entram em vigor na próxima segunda-feira, também sofrem alterações.
Passam a ser considerados contactos de alto risco os coabitantes do caso confirmado, excepto se tiverem esquema vacinal completo com dose de reforço.
As pessoas que tiverem a vacinação completa com dose de reforço ou que estejam no período de recuperação da doença, mesmo que sejam coabitantes, ficam dispensadas de isolamento.

quarta, 05 janeiro 2022 09:00 em Saúde

Marcações: covid-19, isolamento

Imprimir