Conheça as novas medidas anticovid que entram em vigor na segunda-feira

O primeiro-ministro confirmou, esta quinta-feira, que as escolas vão reabrir na próxima segunda-feira, sendo que as crianças que tenham um contacto com um caso positivo de covid-19 na escola não ficam em isolamento, tal como recomendou ontem a Direção-Geral da Saúde.

Tal como referiu ontem Graça Freitas, o chefe do Executivo explicou que só são considerados contactos de alto risco as crianças que vivam na mesma casa que alguém com Covid-19, pelo que ficam isoladas, já que não têm reforço da vacina.

Ainda entre as medidas que cessam já no próximo dia 10 está a proibição de saldos. Contudo, a limitação de lotação mantém-se nos espaços comerciais: uma pessoa por cada cinco metros quadrados.

Continua a ser obrigatório apresentação do certificado digital para aceder a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, espectáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios. O certificado digital volta a dar acesso aos cinemas e terá uma indicação de dose de reforço.

Discotecas e bares têm autorização para reabrir a partir de 14 de Janeiro, mediante a apresentação de teste negativo. Apesar disso, mantém-se a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública. Já o teletrabalho vai continuar obrigatório até 14 de janeiro, sendo recomendado a partir dessa data.

Quem foi vacinado com dose de reforço há mais de 14 dias fica isento de apresentar teste negativo para aceder a locais ou actividades que o exigem. A testagem continua obrigatória nas visitas a lares ou a pacientes em estabelecimentos de saúde, bem como no acesso a grandes eventos, eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados e recintos desportivos (salvo decisão em sentido contrário da Direcção-Geral da Saúde).

Mantêm-se o teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal e as sanções para companhias de aviação que não garantam o cumprimento destas regras.

Marcações: covid-19, medidas

Imprimir Email