Bactéria que infectou doentes no hospital já foi identificada

Já foi identificada a bactéria que infectou quatro doentes no final de Junho na unidade de Cardiologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães. Recorde-se que na altura, a preocupação inicial foi de que se trataria de uma legionela, mas esta possibilidade acabou por ser imediatamente posta de parte depois de serem conhecidas as conclusões da Comissão de Infecções.
Segundo o Director Clínico, o micróbio que infectou os doentes é uma bactéria simples, tendo sido localizada nas torneiras da unidade hospitalar. De acordo com Fausto Fernandes, a situação foi prontamente resolvida, tendo sido tomadas medidas para evitar outros casos
Ainda segundo o director, o meio hospitalar é propício à existência de bactérias pela quantidade de pessoas que ali dão entrada, desde doentes a visitas, provenientes dos mais diversos locais. Por isso é que o controle e a prevenção através de medidas de higiene e segurança têm de ser uma constante na unidade hospitalar.
Curiosamente, esta semana a Administração do Hospital Senhora da Oliveira desaconselha profissionais, doentes e visitantes do consumo de água das torneiras da unidade hospitalar. Num aviso afixado no Hospital, fala-se do aumento de concentração de cloro que se vai registar nos próximos dias, dada a necessidade de manutenção da rede de água interna.

quinta, 07 julho 2005 10:35 em Saúde

Marcações: Saúde

Imprimir