VMER de Guimarães regista cinco activações por dia em 20 anos de serviço à comunidade

Cinco ativações por dia é a média de ocorrências ao longo dos 20 anos de funcionamento da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Guimarães. A revelação foi feita esta sexta-feira, na abertura do primeiro Simpósio de Emergência Médica Pré-Hospitalar, que assinala as duas décadas de serviço à comunidade prestado pela VMER de Guimarães, na qual foi solicitada a sua intervenção para mais de 36 mil ocorrências.

"O número de activações duplicou nos 20 anos, o que pode ter várias justificações: o facto do sistema de atendimento pré-hospitalar ter melhorado a sua capacidade resposta ao longo dos anos; mas também a consciencialização pública sobre a importância de chamar os serviços de protecção e emergência em situações de risco para a vida, o que tem aumentado por causa das campanhas e acções de sensibilização sobre o uso correcto dos serviços pré-hospitalares, o que pode ter contribuído para o aumento das activações", revelaram os autores da análise estatística da VMER de Guimarães entre 2003 e 2023.

Tiago Alves e Ricardo Ferreira salientaram que "o número de ocorrências sofreu algumas influências de fenómenos epidemiológicos significativos". Por exemplo, em 2012, o surgimento de uma variante do vírus da gripe A, o H3N2, "que associado a uma onda de frio nesse ano teve um aumento das ocorrências, a par da mortalidade também em Portugal nesse ano". Em 2020, no período da Covid-19, assinalaram, "assistiu-se a uma diminuição das ocorrências, justificadas em parte com o medo da exposição ao vírus".

"Durante a pandemia, se calhar, as pessoas estiveram mais relutantes a solicitarem os serviços de emergência, pode igualmente ter existido uma melhor triagem dos casos, para garantir que dado o contexto pandémico a VMER pudesse continuar a dar uma resposta eficaz e as questões relacionadas com as medidas de distanciamento social, as mudanças no comportamento de saúde fizeram com que eventualmente as pessoas estivessem menos expostas a riscos e, por isso, ter diminuído as ocorrências", indicaram, ao darem conta que "a maioria das activações da VMER de Guimarães ocorre entre a população com mais de 65 anos".

Numa análise das ocorrências, a paragem cardio-respiratória é a principal causa de activação, seguindo-se "o trauma, as alterações do estado de consciência, a apneia e a dor torácica.

"Conseguimos verificar que os casos de PCR ao longo dos 20 anos tivemos um aumento significativo da ativação em situações de paragem cardiorespiratória, cerca de três vezes mais, estes casos parecem estar associados aos eventos epidemiológicos - em 2012 e 2020. Já inversamente nas activações por trauma verificamos que tem diminuído ligeiramente, têm sofrido algumas flutuações, mas tem diminuído nos últimos 20 anos, certamente relacionadas com as melhorias da segurança rodoviária, as tecnologias de segurança disponíveis nos veículos, nos dispositivos de segurança nos locais de trabalho, campanhas de consciencialização, os padrões de segurança no trabalho", alegaram.

Durante a sessão, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira sublinhou "a dedicação incansável" dos profissionais da VMER, "uma equipa comprometida que está na linha da frente do atendimento das situações mais emergentes. "São os heróis silenciosos que salvam vidas e levam conforto a tantos familiares em situações por vezes tão duras", afirmou Henrique Capelas, ao realçar "a sua coragem", garantindo que continuará o investimento em tecnologia, formação e recursos para a equipa que tem merecido a confiança da comunidade.

Em representação da Câmara Municipal de Guimarães, a Vice-Presidente Adelina Paula Pinto, destacou os 20 anos de compromisso com a comunidade, considerando que a sua existência é já "um facto consolidado" "pela qualidade do trabalho, pelo profissionalismo, pela vontade de fazer mais, pela facilidade com que chegam aos locais de emergência", "encontrando resposta para as diferentes solicitações". A responsável agradeceu "em nome do Município" a dedicação da equipa da VMER.

Na sessão que contou com a presença dos coordenadores da VMER de Guimarães - o médico Ricardo Moreira e o enfermeiro Raul Marques - participou o Delegado Regional do INEM do Norte, António Gandra, e o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Bruno Ferreira, e Delfim Rodrigues, ex-presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, deram o seu testemunho relativamente à assistência que receberam da equipa da VMER de Guimarães.

 

sexta, 03 novembro 2023 14:18 em Saúde

Marcações: VMER de Guimarães

Imprimir