Doentes com o vírus da Sida aumentam no distrito de Braga

A infecção pelo vírus da Sida constitui hoje um problema grave de saúde pública à escala mundial. Desde os seus primeiros registos no início dos anos 80, a infecção pelo VIH/SIDA tem evoluído apresentando novos perfis de acordo com factores comportamentais, sociais, económicos e culturais. Portugal é o país da Europa ocidental com maior taxa de infecção com VIH/SIDA e em toda a Europa apenas é ultrapassado pela Estónia. É também o país europeu onde o diagnóstico é mais tardio, apresentando a mais alta percentagem de novos casos diagnosticados já na fase de Sida. De resto, os números registados em Guimarães e no distrito de Braga em 2005 são dramáticos. Helena Marques do Centro de Aconselhamento e Diagnóstico do VIH/SIDA de Braga não tem dúvidas em afirmar que o número de novos doentes com Sida está a aumentar e os homens são os mais afectados.

Em todo o Distrito registaram-se no ano passado 786 casos de pessoas infectadas com o vírus da Sida enquanto que em 2004 contabilizaram-se 653. Em Guimarães os números também não são muito animadores e no ano passado contaram-se 164 portadores da doença.

De resto, esta responsável do CAD de Braga faz questão de referir que a falta de informação já não é argumento para as atitudes irresponsáveis das pessoas.

A boa notícia regista-se apenas na diminuição de casos de infecção do vírus da Sida ao nascer o que fica a dever-se ao teste de rastreio que as grávidas são agora obrigadas a fazer.

quarta, 01 março 2006 13:05 em Saúde

Marcações: Saúde

Imprimir