Reestruturação das forças de segurança entra hoje em vigor

A partir de hoje, a vigilância policial partilhada pela GNR e PSP em algumas freguesias de Guimarães deixa de existir. O novo mapa das áreas de intervenção para o concelho alarga a área de competência territorial da PSP a freguesias da periferia, onde a vigilância estava repartida pelos dois dispositivos policiais. A PSP passa a ser responsável pelas ocorrências nas freguesias da Costa, Fermentões, Polvoreira e Mesão Frio, áreas onde em variadas circunstâncias a intervenção da PSP e da GNR até agora se confundia.
Para além destas freguesias e daquelas que estão situadas na zona citadina, a PSP vai ainda garantir a segurança em Candoso S. Tiago e Urgezes.
Por outro lado, a GNR passa a ser responsável pela vigilância em S. Jorge de Selho, Candoso S. Martinho, Pencelo e Selho S. Cristóvão, sendo eliminadas as freguesias com vigilância partilhada.
O principal objectivo desta adaptação prende-se com a necessidade de imprimir maior eficácia aos serviços prestados à população. A reestruturação será acompanhada com algumas adaptações logísticas, ao nível das infra-estruturas e do número de efectivos a disponibilizar. No caso de Guimarães, a reorganização deverá culminar com a transformação da actual secção da PSP numa Divisão, pretensão há muito reclamada pelas forças políticas de Guimarães.

domingo, 01 abril 2007 09:53 em Segurança

Marcações: Segurança

Imprimir