Plataforma IDEPME permite o acesso à informação sobre os riscos e fenómenos em tempo real

A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave) e a Esri Portugal apresentaram esta quarta-feira a nova plataforma de Infra-estrutura de Dados Espaciais para o Planeamento Municipal de Emergência (IDEPME). Trata-se de uma plataforma que pretende centralizar toda a informação relevante para a prossecução das actividades de protecção civil e planeamento de emergência no território da CIM do Ave, possibilitando a consulta, acesso e actualização de informação crítica para a gestão territorial de riscos. Com esta plataforma inicia-se um "percurso de optimização da informação e a sua utilização em escala beneficiando diversos organismos".

A IDEPME baseia-se numa plataforma Web, que permitirá o acesso dos agentes de protecção civil a informação sobre os riscos e fenómenos, possibilitando o acesso à informação, em tempo real, dos meios e dos últimos desenvolvimentos das ocorrências em curso, a consulta de cartografia, consulta do inventário de meios e recursos e listas de contactos, ou a identificação das acções a desenvolver perante uma situação de acidente grave e/ou catástrofe. 

"O foco deste projecto será a centralização geográfica que estava nos diversos municípios que compõem a CIM para que seja possível fazer uma análise territorial da CIM. O objectivo será sempre em caso de emergência ou necessidade de planeamento termos uma plataforma que podemos aceder à informação e fazer os estudos necessários, seja ele em tempo real, como por exemplo, em caso de incêndio perceber quais são os edifícios mais vulneráveis", explicou o responsável da Esri pelo projecto, José Costa.

A Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação, Célia Ramos, falou da importância das Infraestrutura de Dados, no âmbito do Planeamento Municipal da Natureza. "Esta é uma plataforma que se adapta à realidade do território", disse.

Marcações: IDEPME

Imprimir Email