Apresentações trissemanais para homem detido após desacatos na noite da Consoada em São Torcato

Ficou a aguardar julgamento em liberdade, com a obrigação de se apresentar três vezes por semana junto das autoridades policiais, o homem detido pela GNR em São Torcato na sequência de uma desavença em contexto familiar, culminando com a tentativa de agressão com arma branca aos profissionais de emergência médica ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Guimarães e a tentativa fuga com a viatura de socorro.

Tudo aconteceu no passado domingo, na noite da Consoada, na Travessa da Mata, na vila de São Torcato, quando cerca das 23h00 foram acionados os meios de emergência para uma ocorrência em que era reportada a agressividade de um sexagenário, após uma desavença com um familiar próximo.

À chegada da equipa da corporação vimaranense, o homem encontrava-se muito alterado e ameaçou com duas facas os operacionais, obrigando-os a sair da residência.

De acordo com informações obtidas pelo Grupo Santiago, enquanto se aguardava pela chegada dos militares da GNR, o agressor entrou na ambulância de emergência médica do INEM que se encontrava numa zona inclinada e tentou fugir, despistando-se contra o muro da residência. A ambulância sofreu estragos que foram reportados às autoridades de segurança.

Ao que conseguimos apurar, o indivíduo barricou-se no interior da residência, fazendo com que alguns familiares procurassem refúgio numa das divisões para se manterem em segurança afastados do agressor.

A GNR de Guimarães teve de actuar, contando com reforços dos militares dos postos das Taipas e Lordelo, numa operação em que tiveram de usar da força física para travarem o agressor, utilizando meios como balas de borracha para o imobilizar e defender os restantes familiares.

Na sequência da intervenção policial, o homem sofreu pequenos ferimentos e foi assistido no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, tendo sido detido pelos militares da GNR.

Ontem, o sexagenário foi presente no Tribunal de Turno e foi-lhe aplicada a medida de coação de apresentações trissemanais no posto da GNR.

terça, 26 dezembro 2023 11:46 em Segurança

Marcações: São Torcato, desacatos

Imprimir