Homens começam a assimilar a palavra "urologista"

Para muitos homens uma ida ao médico continua a ser algo que se deixa para segundo plano e se falarmos em ir ao urologista é o mesmo que tocarmos no seu calcanhar de Aquiles. Porém, esta maneira de pensar e agir tem vindo a modificar-se até porque o urologista só vai ajudar a encontrar soluções para problemas que muitas vezes, se diagnosticados tardiamente, já não têm resolução. O urologista tem que ser visto como um médico que pode tornar-se num grande amigo, sendo certo que também pode tratar alguns problemas das mulheres.

De acordo com o especialista Carlos Guimarães, ao contrário do que pode parecer, os problemas de saúde, quer do ponte de vista da patologia prostática quer do ponto de vista da disfunção eréctil, que são os dois grandes pólos na saúde do homem que vão parar ao consultório do urologista, não têm vindo a aumentar. O que acontece é que as pessoas têm recorrido, cada vez mais, a cuidados médicos.

De resto, o receio do cancro da próstata faz com que os homens, sobretudo entre os 45 e os 50 anos, procurem o urologista. Um passo importante, muito embora Carlos Guimarães assegure que "o cancro da próstata tem vindo a diminuir".

Marcações: Saúde

Imprimir Email