Imigrantes aprendem português em Guimarães

Em Outubro do ano passado, a Delegação de Guimarães do Sindicato dos Professores do Norte deu início às aulas de português para os imigrantes oriundos de países de leste. Na altura, verificou-se um grande interesse por parte dos emigrantes, tendo o número de inscrições rondado as setenta. Foi, então, que se dividiram os alunos por grupos tendo as aulas começado, para uns, às segundas e quartas-feiras e, para outros, às terças e quintas-feiras, sempre em horário pós-laboral e de acordo com as possibilidades dos
professores.

No entanto, a situação está agora um pouco alterada e os alunos já não são tantos como no início, dado que os dias são maiores e os imigrantes são chamados a laborar mais horas.

De uma coisa esta responsável da delegação de Guimarães do Sindicato dos Professores do Norte não tem dúvidas: os emigrantes de leste
revelam interesse pela aprendizagem da língua portuguesa.

A delegação de Guimarães do Sindicato dos Professores do Norte tem
envolvidos neste projecto quatro docentes: três estão ainda no activo e uma outra está já aposentada. No entanto, a grandiosidade desta iniciativa prende-se com o facto de todo o trabalho ser feito voluntariamente.

Os emigrantes que frequentam estas aulas são oriundos de países de leste como a Moldávia, Ucrânia, Rússia e Lituânia. Também os imigrantes de outros países poderão inscrever-se na delegação, na Avenida Conde de Margaride, para aprenderem português.

domingo, 05 maio 2002 12:46 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir