Sociedade Musical de Guimarães está de parabéns, assinalando 106º aniversário

A Sociedade Musical de Guimarães comemora esta quarta-feira a passagem do seu 106º aniversário. A sua história começou a escrever-se em 1903, na altura com uma banda de música, a que chamavam nova filarmónica, e que era constituída por uma família vimaranense de músicos, tendo ficado conhecida como a Banda dos Guise. Hoje a Sociedade Musical de Guimarães tem a sua escola de música, a conhecida Academia de Música Valentim Moreira de Sá.

Nesta altura a Academia de Música está a funcionar “bem” em termos pedagógicos, sujeita ao regime da inspecção natural do Ministério da Educação. Por ali já passaram alguns milhares de alunos, tendo saído para as escolas superiores “porque temos o ensino básico de cinco anos e o complementar. Quem completar o complementar tem acesso logo às escolas superiores de música, aos politécnicos ou às universidades”. E, como exemplo, Armindo Cachada lembra que o ano passado saíram dez alunos, “concorreram todos ao ensino superior da música e foram todos colocados em boas escolas, quer cá no País, quer no estrangeiro, o que quer dizer que a Escola, em termos de qualidade, está a responder às exigências para a cultura vimaranense”.

Mas nem tudo se pauta pelo aspecto positivo. A Sociedade Musical de Guimarães vê-se confrontada com sérios condicionamentos, sobretudo em termos de instalações. “Estamos, de certo modo, amarrados por um espaço muito condicionado, muito estreito, que responde obviamente às exigências ministeriais sobre este tipo de espaços, mas que nos condiciona o crescimento”, assegura Armindo Cachada. Neste momento a Academia de Música Valentim Moreira de Sá conta com cerca de 370 alunos e 43 professores, o que se traduz “em muita gente e muita coisa a rodar dentro daquela casa, um antigo asilo de inválidos que foi cedido pela Santa Casa da Misericórdia à Sociedade Musical de Guimarães para ali instalar a escola de música”.

Neste dia de aniversário vai realizar-se uma assembleia-geral, às 18 horas. No final, o auditório da Academia de Música Valentim Moreira de Sá irá acolher um concerto de professores e alunos.

quarta, 25 março 2009 10:22 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir