Estátua de D. Afonso Henriques regressa ao jardim da Alameda de S. Dâmaso

A estátua de D. Afonso Henriques, de autoria de Soares dos Reis, vai regressar ao local primitivo, no espaço actualmente ocupado por uma parte dos jardins da Alameda de S. Dâmaso. A intervenção consta do programa de trabalhos da remodelação do Largo do Toural e toda a área envolvente. Para substituir a emblemática representação do Primeiro Rei de Portugal, na Colina Sagrada será colocada a escultura de João Cutileiro que se encontra actualmente no Terreiro da Misericórdia.
Quando foi inaugurada no século XIX, a escultura de Soares dos Reis foi colocada na então designada Praça D. Afonso Henriques, no espaço actualmente ocupado por uma parte do jardim da Alameda de S. Dâmaso. No entanto, por vicissitudes variadas a estátua foi mudada. Primeiro para o Largo do Toural e, depois, para a Colina Sagrada.
No sentido de fazer prevalecer a memória e intenções dos mentores da criação do emblemático monumento a D. Afonso Henriques, a Câmara de Guimarães decidiu honrar esse legado. A proposta já consta do dossier da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012 e mereceu a aprovação do júri que apreciou a candidatura de Guimarães. A mudança da obra de arte enquadra-se no projecto de requalificação do Largo do Toural que já não terá parque de estacionamento subterrâneo e vai manter a fonte de água.

quarta, 01 abril 2009 10:55 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir