Ministro da Cultura presidiu comemorações do 24 de Junho

Guimarães assinalou hoje mais um aniversário da Batalha de S. Mamede. Dezenas de pessoas participam este ano no ponto alto das comemorações, com a realização da sessão solene no Largo da Oliveira. A cerimónia, presidida pelo Ministro da Cultura, Pedro Roseta, foi uma vez mais marcada pela entrega das medalhas honoríficas a individualidades e instituições concelhias, como a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, o Grupo Coral de Azurém, a empresa de Cutelarias Herdmar, das Taipas, a Associação de Ciclismo do Minho e o funcionário municipal aposentado, José Maria Oliveira Castro.
A Bastonária da Ordem dos Arquitectos abriu os discursos da tarde. Helena Roseta dirigiu as suas palavras para a requalificação do Centro Histórico vimaranense. Um trabalho pioneiro, reconhecido com a distinção da Unesco, depois de um percurso de mais de 20 anos.
A recuperação do Centro Histórico foi também a tónica do discurso do Presidente da Câmara Municipal. António Magalhães sublinhou que os
vimaranenses devem ser herdeiros capazes daquilo que os nossos ancestrais nos legaram.
O ciclo dos discursos ficou completo com a intervenção do Ministro da
Cultura. Pedro Roseta referiu, esta tarde, que Guimarães soube ser pioneira na recuperação do seu Património Histórico. As comemorações do 24 de Junho terminam esta noite. A Praça de S. Tiago vai ser palco da peça "Floresta de Enganos".

segunda, 24 junho 2002 17:39 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir