Urinóis a céu aberto

São inúmeros os locais da nossa cidade transformados em autênticos urinóis públicos. Há um regulamento camarário que prevê uma multa de 10 euros para os prevaricadores, mas não parece preocupar nenhum dos que conspurcam a cidade. Só no Centro Histórico foi possível identificar dez locais. São eles o edifício da Câmara Municipal de Guimarães na Rua Nuno Alvares, o Largo João Franco junto aos Santos Passos, a Travessa de S. Crispim, a viela que serve de ligação entre as Ruas de Santo António, passando pelo interior do Centro Comercial local com a Rua de Gil Vicente, o Largo do Serralho, a Rua de Santa Luzia, a Rua de Santo António junto do chafariz e ao fundo da rampa da Rua da Ramada e junto ao tanque desta rua, bem como a Travessa dos Caquinhos. Estes são apenas alguns dos exemplos, muitos mais existirão espalhados um pouco por todo o Concelho.

Este acto para além do incómodo que provoca com os odores libertados, manifesta também uma total falta de respeito e pudor para com os restantes transeuntes.

Além disso pode ser punido já que na Postura de Higiene e Limpeza da Edilidade está consagrada esta situação. Nesse documento, no artigo 5 ponto 4 é referido "que é proibido em todos os locais públicos urinar ou defecar a não ser nos locais reservados e apropriados para o efeito". Refira-se que a coima mínima é de 10 euros.

quarta, 26 junho 2002 13:21 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir