Alunos de Geografia realizam inquérito

Conhecer pormenores sobre a eficiência energética das residências, situadas na área urbana de Guimarães, é o propósito do inquérito que está a ser desenvolvido pelos alunos do Departamento de Geografia, da Universidade do Minho. O trabalho integra o plano de investigação de uma dissertação de mestrado que está a ser desenvolvido por Raquel Cerqueira. Nas primeiras abordagens feitas junto dos vimaranenses, a jovem deparou-se com uma reacção inesperada. “As pessoas têm medo. Temem que esteja a fazer perguntas para saber as condições existentes em casa e depois concretizar um assalto”, lamentou Raquel Cerqueira, a mestranda que está empenhada em realizar o “Inquérito sobre a Eficiência Energética das Residências”, no âmbito do seu trabalho de investigação.
Orientada por Manuela Laranjeira, a aluna declarou que o contacto com o público-alvo tem sido muito difícil. “Pensam que estamos a enganar as pessoas porque para se apurar as condições relacionadas com a eficiência energética é necessário saber quais são os materiais de construção, se as portas têm ou não vidros duplos”, comentou a responsável, ao justificar o pedido de divulgação pública da iniciativa que está a ser aplicada nas freguesias de Azurém, Costa, Creixomil, Oliveira, São Paio, São Sebastião e Urgezes. Os inquéritos vão decorrer durante este mês e em Janeiro, sendo realizados por alunos do Departamento de Geografia devidamente identificados.
As questões do inquérito baseiam-se no “Simulador de Eficiência Energética em Edifícios”, disponível no site www.casamais.adene.pt, da ADENE, que através de informação sobre a tipologia e área da habitação, os materiais de construção e os equipamentos de águas quentes, aquecimento e ventilação, estima o desempenho energético das habitações. Assim, pretende-se verificar quais os principais problemas das habitações vimaranenses em termos de consumos energéticos, e de que forma estes poderão ser minimizados, de maneira a reduzir a factura energética.
Este inquérito está a decorrer e vai prolongar-se até Janeiro de 2010, sendo realizado por alunos do Departamento de Geografia devidamente identificados. Os dados recolhidos serão unicamente utilizados para fins académicos e o inquérito garante o anonimato.

quinta, 10 dezembro 2009 09:03 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir