Guimarães na terceira posição distrital

A Comissão Distrital para a Dissuasão da Toxicodependência já encaminhou 461 casos de pessoas apanhadas pelas autoridades policiais a consumir substâncias estupefacientes. Destes, 81 dizem respeito a Guimarães. Um ano após a entrada em funcionamento, a Comissão de Dissuasão da Toxicodependência registou 461 processos ao nível distrital. Criado com a entrada em vigor da Lei da Descriminalização do Consumo de Drogas, o serviço tem como missão acompanhar os indivíduos apanhados pelas autoridades policiais em práticas relacionadas com o consumo de estupefacientes.

De acordo com os dados disponíveis, 88 casos, ou seja, 19 p or cento do movimento da Comissão de Dissuasão, dizem respeito a Guimarães, o que coloca o concelho na terceira posição distrital, precedido por Braga e Vila Nova de Famalicão.

Embora considere que ainda é prematuro avaliar as repercussões da acção desenvolvida junto dos consumidores de estupefacientes, o Coordenador da Comissão revela que o serviço tem como principal filosofia a recuperação e integração social dos indivíduos.

Em Guimarães, dos 88 processos que deram entrada na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência, apenas três dizem respeito a pessoas do sexo feminino. Analisando as idades, a maioria dos casos, ocupa a faixa dos 16 aos 19 anos.

Quanto à origem da iniciação do consumo, Jorge Osório aponta as zonas urbanas onde se verifica maior concentração populacional e o ambiente escolar. Ao nível de substâncias mais detectadas no consumo, os dados indicam a liderança do haxixe, seguido da heroína e cocaína.


segunda, 01 julho 2002 09:29 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir