Mais incêndios e mais área ardida

Na área de intervenção dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, de Maio a Agosto, arderam 189 hectares de floresta, mais 73 ha do que em idêntico período do ano passado. Este ano, os Bombeiros Voluntários de Guimarães já registaram 298 fogos florestais, tendo consumido uma área de aproximadamente 189 hectares.

Os dados dizem respeito à acção da corporação vimaranense, entre o início do mês de Maio e o final do mês de Agosto. Nestes quatro meses, os Bombeiros foram chamados a combater mais 76 incêndios do que em idêntico período do ano ano passado, tendo ardido também mais 73 hectares de floresta.

Na mesma época, em 2001, foram contabilizados 222 incêndios, sendo destruídos 116 hectares de mato. Agosto foi o mês mais crítico com 80 fogos a exigirem a intervenção dos Bombeiros. Já este ano, em Agosto deflagraram 128 incêndios, responsáveis pela eliminação de 53 hectares de mato.

No entanto, mais dramáticos afiguram-se os dados de Julho, com 132 incêndios registados, correspondendo a uma área de 115 hectares de floresta dizimada pelas chamas.

Números que dão que pensar, atendendo a que apenas dizem respeito à acção dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, cuja área de intervenção não cobre a totalidade do concelho. A freguesia mais fustigada pelo fogo foi Vermil, onde no último fim de semana, a corporação teve que se deslocar por nove vezes ao Monte de S. Miguel - o Anjo.

Neste mês de Setembro, no dia 1 de Setembro registaram-se 14 incêndios e, ontem, 9 fogos florestais.





Marcações: Sociedade

Imprimir Email