"20 Arautos de D. Afonso Henriques" assinalaram 1º de Dezembro

Neste domingo, 1º de Dezembro, assinala-se o dia da Restauração da Independência. A história reporta-se a 1640. Como vem sendo tradição, a data é anualmente registada pelos "20 Arautos de D. Afonso Henriques" que aproveitaram a noite de ontem para fazer saír à rua a Tuna que festejou o fim do jugo nacional à soberania espanhola.
Na homenagem a D. Afonso Henriques, mesmo em frente à sua estátua, a
actriz da Oficina, Diana Pereira, apelou aos vimaranenses para aproveitarem o dia de hoje "para reflectir" sobre o facto de sermos o Berço da Nação.
Tradição nesta comemoração do 1º de Dezembro é também a passagem dos "20 Arautos de D. Afonso Henriques" pela Câmara Municipal. Na oportunidade Costa e Silva elogiou a forma como os 20 Arautos não deixam esmorecer esta data...Mas prestou um especial elogio aos moradores da Rua Egas Moniz, "pela forma como enfeitaram a Rua para as comemorações deste dia".
De resto, no cortejo, que percorreu algumas artérias da Cidade, a Câmara Municipal de Guimarães fez-se representar pelo vereador Armindo Costa e Silva e Ricardo Araújo representou, enquanto seu adjunto, o Governador Civil de Braga.

domingo, 01 dezembro 2002 06:44 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir