Pedofilia em Guimarães

Não faz parte da rede de pedofilia que tem catapultado muitas cidades portuguesas para as primeiras páginas dos jornais, mas Guimarães também "esconde" crianças vítimas de abusos sexuais. Algumas, fazem, apenas, parte da imensa lista de nomes que constam nos ficheiros, alguns arquivados, de vítimas de pedofilia que enchem os tribunais portugueses. Outros são nomes, com rosto, que não chegaram a ver os responsáveis pelos crimes condenados. João tem 16 anos, é deficiente mental e reside em Guimarães. É também uma das muitas vítimas de pedofilia. Como é considerado inimputável e como ninguém consegue comprovar quem são os responsáveis pelos abusos sexuais a este menor, o caso passa apenas no círculo de pessoas que conhecem o João.
O João não é apenas um rosto visível da pedofilia que atinge crianças em Guimarães. Um dos casos mais graves que a Polícia Judiciária tem em mãos envolve um homem de S. Torcato. É um caso que está a chocar os habitantes locais. Um homem, com cerca de 60 anos, é acusado de ter abusado sexualmente de vários rapazes, entre eles um deficiente mental. Apesar de não ter cadastro, no processo, que está a ser investigado desde a última semana, consta uma denúncia participada às autoridades locais há seis anos atrás. Uma outra, acusando o mesmo indivíduo, foi entregue à PJ nos últimos dias.
Os casos de pedofilia tornados públicos nos últimos tempos, através do escândalo da Casa Pia, vieram despertar instituições de todo o País para um crime sem perdão. Em Guimarães, a Comissão de Desenvolvimento Económico e Social da Assembeia Municipal esteve reunida para debater a problemática da pedofilia. Pedro Miguel Carvalho, o Presidente desta Comissão, pretende realizar um inquérito e levantamento de dados para conhecer a realidade local.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email