CNE da Costa comemora 40º aniversário

Em Setembro deste ano faz 40 anos que nasceu o agrupamento escutista, do Corpo Nacional de Escutas, da freguesia da Costa. O primeiro dia daquele mês do ano de 1963 deixou marcas na localidade por onde já passaram cerca de 400 elementos escutistas, sendo que hoje o agrupamento conta com 50 efectivos.
Gaspar Gonçalves, aquele que foi o primeiro chefe do agrupamento da Costa, conta que o escutismo na freguesia foi fundado "sob a batuta do Padre Adelino Silva, já falecido, mas que na altura, entusiasmado com a filosofia do movimento, decidiu, após três anos à frente dos destinos da Paróquia da Costa, dar corpo ao movimento".
Gaspar Gonçalves considera que compete aos dirigentes escutistas chamar cada vez mais os jovens para estas actividades. Seja como for, o responsável tem consciência que nos dias de hoje "não é fácil chamar as camadas jovens para o meio escutista".
No âmbito das comemorações deste aniversário, foi já elaborado um programa que contempla a realização de várias actividades ao longo do ano.
A primeira está marcada para o próximo dia 7 de Fevereiro, na Pousada de Santa Marinha, e diz respeito a uma conferência subordinada ao tema "O Escutismo na formação dos Jovens".

Marcações: Sociedade

Imprimir Email