Eleições dos Bombeiros podem estar feridas de nulidade

As eleições antecipadas dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, marcadas para esta sexta-feira, podem estar feridas de nulidade. De acordo com informações confirmadas pelo guimaraesdigital.com a única lista candidata ao sufrágio integra nos candidatos à direcção um membro do corpo activo da corporação. Esta situação configura uma ilegalidade. Segundo a lei em vigor, e confirmada pelos próprios estatutos dos bombeiros de Guimarães, os elementos do corpo activo não podem assumir cargos directivos na instituição. Em causa está Abílio Milheiro, candidato à direcção e que faz parte do corpo activo da corporação como ajudante de motorista.
Para logo à noite, e antes do início do acto eleitoral, está marcada uma
reunião que vai juntar à mesma mesa a Direcção da corporação, a Assembleia Geral e o Conselho Fiscal e que tem como objectivo analisar esta situação.
Contactado pelo guimaraesdigital.com, Henrique Alcino Machado diz ter sido apanhado de surpresa quanto à ilegalidade da lista apresentada, porquanto quando a mesma foi aceite, em 2002, não apresentava qualquer irregularidade. A situação alterou-se pelo facto de, posteriormente ao prazo de apresentação de listas para o sufrágio de hoje, Abílio Milheiro se ter tornado membro do corpo activo. Uma das possibilidades que será discutida na reunião é a realização de eleições, já sem Abílio Milheiro como candidato, numa ausência suprida por um dos elementos suplentes da direcção.
O guimaresdigital.com contactou esta manhã o candidato Henrique Pizarro que não quis comentar esta situação.
Recordo que as eleições estão marcada para esta sexta-feira entre as 20 e as 22 horas, faltando apenas saber se face a esta situação o acto eleitoral se realiza.
E caso o acto eleitoral se realize, Henrique Pizarro tomará posse esta noite, no decorrer de uma Assembleia Geral, como presidente da direcção dos bombeiros de Guimarães. Henrique Pizarro volta a ocupar um cargo onde esteve nos últimos tempos. No dia da apresentação da sua equipa à Comunicação Social, referia que os elementos não foram escolhidos ao acaso.
Henrique Pizarro afirmou ainda que a lista que é submetida ao sufrágio dos sócios, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no mandato anterior.
A única candidatura a sufrágio vai eleger Luís Teixeira e Melo Presidente da Assembleia Geral e João Maria da Silva, Presidente do Conselho Fiscal.

sexta, 31 janeiro 2003 05:53 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir