Vale do Ave com Programa de Recuperação de Áreas e Sectores deprimidos

O Vale do Ave é uma das regiões abrangidas pelo Programa de Recuperação de Áreas e Sectores deprimidos. A decisão foi tomada pelo Governo durante a reunião do Conselho de Ministros. O programa de recuperação de áreas e sectores deprimidos será coordenado pelo ex-ministro do Governo socialista Daniel Bessa, e visa entre outros objectivos, recuperar áreas territoriais como o Vale do Ave, a Cova da Beira, Setúbal e o Alentejo.
No fundo este programa visará reconverter e reestruturar sectores particularmente relevantes como o têxtil, o vestuário e o calçado, apostando no desenvolvimento económico, social e regional de forma séria e sustentada. Com a aplicação destas medidas, o Estado comparticipará temporariamente até 50% nos custos dos postos de trabalho que sejam mantidos por empresas adquiridas por novos sócios, após os anteriores proprietários terem tido a intenção de as encerrar ou deslocalizar.
O programa prevê também a abertura de uma nova fase do Sistema de Incentivos a Pequenas Iniciativas Empresariais, com uma dotação de 15 milhões de euros, dos quais cinco milhões se destinarão ao apoio de iniciativas levadas a cabo por trabalhadores.
O plano vai reforçar o Fundo de Sindicação de Capital de Risco em 20 milhões de euros, montante reservado à aplicação em empresas situadas em zonas particulamente afectadas por dificulades económicas e sociais.

sexta, 21 fevereiro 2003 10:22 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir