Bombeiros de Guimarães a postos para fogos florestais

São uma dor de cabeça para os Bombeiros os incêndios florestais que, anualmente, devastam largas áreas das nossas matas provocando prejuízos incalculáveis a nível ambiental, económico e social e agravando o problema da desflorestação. Para minimizar a situação, as entidades competentes têm apostado na detecção, prevenção e combate atempado aos focos de incêndio. Mesmo assim cada vez há mais incêndios com danos elevados. A pouco mais de dois meses do início da época de fogos florestais, os Bombeiros de Guimarães dizem-se preparados para enfrentar um problema que parece longe de resolver.
Também o Comandante dos Bombeiros Voluntários das Taipas diz que a sua Corporação está a cem por cento preparada para enfrentar a época florestal que está a chegar. Para detectar atempadamente focos de incêndio, os Bombeiros têm ao seu dispôr desde há dois anos duas moto-quatro, cuja manutenção é suportada pela Câmara Municipal. Os veículos circulam das seis da manhã às dez da noite na época de fogos florestais, estando equipados com rádio, binóculos e um pequeno tanque de àgua para fazer face a situações pontuais.
No entanto, os Bombeiros de Guimarães têm algumas viaturas que não estão totalmente operacionais. Segundo Abílio Milheiro, há quatro pesados que precisam de uma intervenção de fundo, que a Corporação não tem capacidade para efectuar.
A propagação dos incêndios deve-se em grande parte, à falta de limpeza das matas e à escassez de aceiros, não permitindo a entrada de bombeiros, viaturas e meios aéreos capazes de combater os fogos.
Para minimizar a ocorrência de um tão grande número de incêndios que anualmente acontecem em Portugal, é importante tomar medidas e soluções, que passam por ter as matas devidamente ordenadas e com aceiros limpos, garantir a presença de vigilantes durante o tempo propício aos fogos e sensibilizar as populações para a prática da prevenção.


sexta, 16 maio 2003 07:05 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir