CNASTI assinala Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Neste dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a CNASTI promove uma jornada de reflexão sobre o flagelo que continua a ensombrar o futuro de muitas crianças. Em Portugal, há 46 mil 717 menores a trabalhar, mas apenas 6 mil 716 o fazem por conta de outrem. Os restantes estão envolvidos em actividades familiares, estando 86,2 por cento do total simultaneamente a estudar.

Dados do Ministério da Segurança Social e do Trabalho referentes a 2001, mostram que as regiões Centro e Norte concentram 83,7 por cento dos casos de trabalho infantil.

Quanto a sectores de actividade, destacam-se: agricultura, comércio, indústria transformadora, alojamento, restauração e construção civil.

Neste dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a Organização Internacional do Trabalho quer denunciar o flagelo que afecta milhares de crianças. Uma situação que ainda se verifica em Portugal.

Para a Presidente da Comissão Executiva da CNASTI, a erradicação do trabalho infantil, é uma luta que ainda está no início, embora nos últimos anos tenha diminuído o número de crianças exploradas.






Marcações: Sociedade

Imprimir Email