Vaga de calor provocou mais mortos no HSO

Na primeira quinzena de Agosto, o Hospital Senhora da Oliveira registou mais 21 mortos do que em idêntico período do ano passado. Os cálculos relativos à taxa de crescimento revelam um acréscimo na ordem dos 131,25 por cento, o que sugere uma possível influência do calor intenso que se fez sentir no aumento de mortalidade. De acordo com as informações fornecidas pelo Presidente do Conselho de Administração, os "dados indiciam um crescimento bastante acentuado do número de mortes, atendendo aos dados referentes ao mesmo período do ano passado". Porém, António Pinheiro faz questão de justificar que "ainda é cedo para apurar se estes mortos têm a ver com a vaga de calor ou não".

Na verdade, durante a primeira quinzena de Agosto, relativamente a idêntico período do ano passado, o Hospital Senhora da Oliveira contabilizou mais 21 óbitos. Ou seja, em 2002, verificaram-se 16 mortes e, em 2003, ocorreram 37. Os indicadores registados pela unidade
hospitalar demonstram ainda que foi no Serviço de Medicina onde se registaram mais óbitos, o que ajuda a consubstanciar ainda mais a possível relação directa entre o calor e as fragilidades físicas das pessoas que não terão resistido aos seus efeitos.

Comparando os dados referentes aos primeiros quinze dias de Agosto deste ano com do ano passado, segundo o Presidente do Conselho de Administração houve "um acréscimo de 11 mortos ( 23, este ano, e 12, em 2002)". Embora tenha insistido que o conhecimento deste fenómeno e as suas repercussões na saúde das pessoas exige "a realização de estudos complementares", o Presidente do Conselho de Administração não esconde essa possibilidade de associação aos efeitos da vaga de calor.

No que diz respeito às idades, este ano, cerca de 26 falecimentos foram de pessoas com mais de 65 anos de idade, enquanto que, nesta faixa etária, no ano passado, precisamente no mesmo período foram registadas 15. Por isso, precisou António Pinheiro, "houve mais 11 óbitos do que no ano passado, neste grupo etário para além dos 65 anos, ao
passo que, no grupo dos 50 aos 65, houve apenas mais dois, e abaixo dos 50, houve mais oito".

quarta, 27 agosto 2003 06:19 em Sociedade

Marcações: Sociedade

Imprimir