INEM alarga CODU a Guimarães

O Instituto Nacional de Emergência Médica vai alargar a Guimarães a zona de intervenção do Centro de Orientação de Doentes Urgentes, o CODU, existente na sua delegação do Norte. O novo serviço entra em funcionamento já na próxima segunda-feira. O sistema de encaminhamento de chamadas efectudas para o 112 irá processar-se de uma maneira diferente, sendo facilitado o serviço de triagem, aconselhamento e mobilização de meios de socorro necessários tendo em conta o tipo de ocorrência.

Com o alargamento do CODU a Guimarães e aos restantes concelhos do distrito de Braga, à excepção de Vila Nova de Famalicão, o porta-voz do INEM, Pedro Coelho, o faz questão de alertar para o facto de, sempre que alguém ligar para o 122 colaborar com os operadores deste serviço, respondendo adequadamente às questões que forem colocadas.

O serviço do CODU será desenvolvido em parceria com os bombeiros que passarão a estar em contacto permanente via rádio com pessoal médico especializado.

O alarmento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes ao distrito de Braga deixa de fora, por enquanto, o concelho de Vila Nova de Famalicão, onde o 112 continuará instalado na central de comunicações da GNR.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email