VÍDEO: Percurso pedonal no adarve da Muralha pronto até ao final do ano

A Câmara de Guimarães vai iniciar o procedimento concursal para a criação do percurso pedonal no adarve da Muralha de Guimarães. O preço base da empreitada é de 534 mil 653 euros, mais IVA, tendo o contrato de execução a celebrar a duração de 150 dias.

Em traços gerais, segundo o Vereador do Urbanismo e Centro Histórico, "pretende-se com a intervenção tornar visitável de forma pedonal o adarve do tramo de Muralha actualmente existente ao longo da Avenida Alberto Sampaio. O projecto compreende a carga patrimonial e simbólica da muralha, resultando na concretização de elementos funcionais, passadiço e escadas, que arrogam uma linguagem formalmente contemporânea onde, respondendo aos requisitos programáticos, articulam e unificam um percurso outrora existente".

O arquitecto Fernando Seara de Sá realçou que "a proposta contempla o desenho de passadiço em módulos e duas caixas de escadas localizadas nas extremidades, reforçando a sua funcionalidade e incrementando uma linguagem assumidamente actual e pretensamente apelativa a ser visitada". A concretização deste novo percurso resulta de um entendimento entre "o Município, a direcção do Museu Alberto Sampaio e a Direcção Regional de Cultura do Norte para em tempo oportuno, operacionalizarem as condições de utilização".

O Vereador do Urbanismo explicou que "o impacto da estrutura foi avaliado e validado pela Universidade do Minho, tendo o projecto sido aprovado pela Direcção Regional de Cultura do Norte, Direcção-Geral do Património Cultural e obtido autorização para a intervenção da Direcção-Geral Tesouro e Finanças.
Neste novo atractivo turístico do Centro Histórico classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, perspectiva-se que "a visita seja efetuada ao longo do tramo existente com saída/entrada nas extremidades, sendo oportunamente definido entre o Município, direcção do Museu Alberto Sampaio e a Direcção Regional de Cultura do Norte o circuito (entrada e saída) e locais de acolhimento".
Para a execução desta intervenção o "espelho" existente na cerca do Museu de Alberto Sampaio será retirado e colocado um novo gradeamento que fará a "segurança" deste espaço pertencente ao equipamento cultural.

Ao longo do adarve, "o percurso terá um passadiço com guarda", assinala o Vereador, ao realçar que a intervenção permitirá "valorizar o tramo da Muralha de Cidade de Guimarães e disponibilizar à população e visitantes um maior conhecimento e percepção deste elemento tão simbólico e marcante da cidade de Guimarães". "O acesso norte será encaminhado para a actual porta existente na Muralha. No que respeita à área sobrante entre a Muralha e o edifício da Câmara Municipal de Guimarães está em curso um estudo com nova reorganização formal e funcional", salientou o responsável.

Nesta fase, a Autarquia avança com o percurso pedonal no adarve, estando ainda a decorrer diligências para a concretização do projecto complementar que permitirá a visita igualmente à torre da Alfândega, onde está a inscrição «Aqui Nasceu Portugal». 
Ali, está prevista a criação de um espaço expositivo e uma explicação detalhada do que consiste a muralha de Guimarães, bem como as suas torres defensivas, podendo ser visitável por pessoas com mobilidade reduzida através de um elevador panorâmico que permitirá uma leitura diferente do interior da torre e que será colocado a partir da Rua do Anjo, de onde será efectuado o acesso público.

Marcações: Sociedade, Video

Imprimir Email