Estandartes roxos evocam celebrações quaresmais da Irmandade dos Santos Passos

Todos os anos, os estandartes roxos colocadas no jardim dianteiro da igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos, no Largo República do Brasil, constituem uma das expressões visíveis no espaço público da tradição cultural de celebrar a Quaresma que ainda se encontra tão enraizada em Guimarães.

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos organizou um programa dedicado a assinalar o tempo da Quaresma, no templo dos Santos Passos, igreja cujas origens remontam a uma pequena ermida, dedicada a Nossa Senhora da Consolação, mandada construir em Março de 1576.

"O tema da Irmandade é a Paixão e é este o momento mais alto do ano litúrgico na vida desta Instituição, com a celebração durante as seis semanas, às sextas-feiras e aos domingos, da Via Sacra; aos domingos, essa celebração conta também com uma reflexão quaresmal, com um sacerdote convidado. Este ano, convidámos a Congregação dos Passionistas cujo tema também é a Paixão. Todos os domingos, às 17h30, temos uma Via Sacra seguida de uma reflexão quaresmal", precisa o Provedor da Real Irmandade. António Monteiro de Castro assinala ainda a realização da Procissão do Senhor dos Passos, no dia 18 de Março, este ano, com início às 16h00, assim como a Procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-feira Santa, "sempre o momento mais alto das celebrações, embora a que tem mais participação seja a Procissão do Senhor dos Passos".

Segundo o responsável desta Instituição, o tempo quaresmal "deve servir para uma reflexão, para um balanço da nossa vida, não só espiritual, mas também social, das nossas atitudes nas diferentes vertentes da actuação diária. Faz falta ao homem encontrar ao longo do ano um período especial para reflectir sobre o que tem sido a sua vida e aquilo que pode corrigir no sentido de construir um mundo melhor. Foi por isso que Jesus Cristo se sujeitou aos padecimentos humanos pretendeu dar exemplo, de saber conviver e enfrentar aquilo que de menos bom a vida traz".

Para os cristãos, os 40 dias que separam o Carnaval da Páscoa são dedicados a um recolhimento especial, de reflexão, oração, penitência e conversão espiritual em preparação para a Santa Páscoa. António Monteiro de Castro desafia, por isso, "as pessoas que têm vivência religiosa para 'deitarem mão' a três instrumentos: a esmola, o jejum e a abstinência". "Ajudam a reforçar o espírito e a construir um mundo melhor, a aproximarmo-nos do outro, a saber as dificuldades que o outro sente", considerou.
Fundada em 1592, a Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos está intimamente ligada ao lugar onde está situada a sua igreja. "Todo o Largo do Campo da Feira é quase a continuação da igreja dos Santos Passos, só é pena que o trânsito ainda continue a circular diante da igreja e penso que provavelmente num futuro próximo, a Câmara tomará decisões para eliminar a circulação automóvel, orientando-a para as traseiras da igreja, ficando o jardim como prolongamento exterior do templo que é propício à reflexão", indicou Monteiro de Castro, vincando a importância da preservação da "identidade cultural do lugar".

"É um local com uma tradição associada ao tema da Irmandade e, dentro do possível, a nossa missão é dar continuidade à nossa herança que ajuda a fortalecer as nossas raízes", continuou, manifestando a esperança de que sejam reunidas as condições para que os cinco passos da Paixão de Cristo existentes em Guimarães sejam finalmente restaurados. A Real Irmandade está empenhada na concretização de uma intervenção nestes importantes bens patrimoniais, classificados como imóveis de interesse público desde 1975.

Programa das celebrações quaresmais

Sextas-feiras - 2, 9 e 16 de Março (8h30) - Via Sacra, seguida de Santa Missa

Domingos - 4 a 11 de Março - Conferências quaresmais, a cargo do Rev. Pe. Bruno Dinis Moreira da Silva (17h30)

Dia 17 de Março - Promessas (20h00);

Dia 18 de Março - Procissão do Senhor dos Passos (16h00), com sermão do encontro

Dia 30 de Março - Procissão do Enterro do Senhor (22h00)

Dia 1 de Abril - Páscoa da Ressurreição (8h00), com bênção das cruzes e saída do Compasso para visita pascal na freguesia de São Sebastião.

Marcações: Irmandade dos Santos Passos, Quaresma, António Monteiro de Castro, Celebrações quaresmais, Igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos

Imprimir Email