Provedor do Idoso quer conhecer centenários de Guimarães

O Provedor do Idoso de Guimarães está empenhado em conhecer como vivem as pessoas centenárias existentes em Guimarães. José Lopes participou, esta sexta-feira, na festa do 101º aniversário de Maria Oliveira Mendes, residente em Urgezes.

As portas da casa onde reside «Oliveirinha» com os seus familiares abriram-se para mais uma celebração especial. O aniversário natalício serviu de pretexto para o encontro entre o Provedor do Idoso e esta vimaranense centenária, numa iniciativa que reuniu também representantes do Projecto 65 +, da Câmara Municipal de Guimarães, da Junta de Freguesia de Urgezes e do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave.

Para José Lopes, o exemplo da centenária Maria Oliveira Mendes constitui uma referência que a sociedade precisa de reconhecer. "É uma mulher com uma força de viver impressionante", observou, fazendo questão de enaltecer o papel da família sempre presente no apoio e acarinhamento necessários, assim como da comunidade onde está integrada. "O meu desejo é conhecer todos os centenários do Concelho. São muitos e é importante sabermos quem são e onde e como vivem", referiu o Provedor do Idoso.

Na festa de aniversário de «Oliveirinha», em que a Vereadora da Acção Social, Paula Oliveira, foi porta-voz de uma mensagem de felicitações do Presidente da Câmara de Guimarães acompanhada de um presente simbólico, até a sua médica de família fez questão de comparecer. "A D. Maria é uma senhora saudável", referiu Conceição Faria, da Unidade de Saúde Vimaranes, ao reconhecer que a sua utente gosta das visitas no domicílio e não gosta de ser interrompida por nenhum familiar quando está na consulta.

Ao completar 101 anos, Maria Oliveira pediu apenas "saúde", agradecendo a festa "bonita" em que lamentou a ausência do marido já falecido, insistindo que o seu nome é Maria Oliveira Mendes Baptista, sendo o último apelido herdado do marido e que faz questão de o dizer para o homenagear.

Marcações: Provedor do Idoso, Oliveirinha, José Lopes, Maria Oliveira Mendes, centenário

Imprimir Email