Requalificação da Rua de Francos inaugurada no próximo 24 de Junho

A requalificação da Rua de Francos, na freguesia de Azurém, vai ser inaugurada no próximo dia 24 de Junho, no âmbito do programa que assinala mais um aniversário da Batalha de S. Mamede. A revelação foi feita ontem, pelo Presidente da Câmara, no âmbito de uma visita à referida intervenção.

Em declarações aos jornalistas, Domingos Bragança salientou o carácter "estruturante" da uma intervenção que "confere dignidade" à nova entrada nascente do campus da Universidade do Minho. O Edil enalteceu ainda a qualidade de uma obra que "também vai ser marcante pelo verde. É muito arborizada, consagra percurso pedonal segregado, aparcamento e via ciclável que, no futuro, fará ligação a toda a rede de ecovia de Guimarães".

"É uma obra que considero que é muito bem feita, completa e que era muito necessário fazer-se", afirmou.

Domingos Bragança referiu ainda que depois da requalificação da Rua de S. Torcato e da Volta do Pedroso, a intervenção e curso na Rua de Francos "vem valorizar a centralidade da freguesia de Azurém".

Presente na visita, o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, manifestou a sua "satisfação e reconhecimento" pela concretização de uma obra que era uma "velha aspiração" da Academia.
"É com muito agrado que que observamos o estado de desenvolvimento muito avançado de uma obra pelo que representa como solução amigável para esta área", acrescentou. De resto, Rui Vieira de Castro sublinha que a "solução encontrada está em linha com as preocupações que têm vindo a ser manifestadas pelo Município" no domínio ambiental. E se existe "aumento expressivo de circulação, houve preocupação com a criação de espaços verdes".

A obra de reperfilamento da Rua de Francos liga a Rua 24 de Junho e as residências universitárias, ramificando entre a entrada da Universidade e o Bar da Associação Académica. Terá zonas 30 de circulação e 37 lugares de estacionamento. A intervenção representa um investimento que ronda um milhão e 300 mil euros.

Marcações: Rua de Francos, Azurém

Imprimir Email