Secretário de Estado da Juventude defende envolvimento dos jovens nos processos de decisão política

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto diz que chegou a hora de envolver os jovens nos processos de decisão política.
João Paulo Rebelo falava na sessão de abertura do Encontro Nacional de Vereadores da Juventude que decorre esta segunda-feira na Plataforma das Artes e da Criatividade.

"Considero um desperdício e seria até um disparate não contar com os jovens, com a sua energia e a sua vontade inovadora na tomada das mais diversas decisões políticas", afirmou. 

Falando num encontro subordinado ao tema «juventude e desenvolvimento sustentável», o governante desafiou os jovens a envolverem-se num programa do IPDJ sobre "voluntariado para a natureza e floresta", destacando a sua importância depois da calamidade dos fogos florestais do ano passado.

Na sua intervenção, João Paulo Rebelo revelou o reforço financeiro do Orçamento Participativo da juventude, anunciando para breve a discussão na Assembleia da República do Regime Jurídico das Associações Juvenis que prevê a isenção de custos para constituição de novas associações e a diferenciação de associações juvenis e de carácter juvenil.

O Encontro Nacional de Vereadores da Juventude é uma organização conjunta da Casa da Juventude de Guimarães e da Câmara Municipal.
Na sessão de abertura que decorreu esta manhã, a vereadora da Juventude de Guimarães, Adelina Paula Pinto, sublinhou o crescente enfoque das políticas Municipais de Guimarães nos jovens.
Realçando que o encontro foi organizado pelos jovens, a Autarca defendeu a sua participação e envolvimento na vida comunitária na certeza de que "não podemos pensar o futuro sem pensar nos jovens", trabalhando para deixar aos mais novos "um território mais sustentável", no âmbito da candidatura a Capital Verde Europeia.

Na mesma sessão, a presidente da Casa da Juventude, Filipa Pereira, reclamou o crescente envolvimento de jovens na decisão das políticas municipais, de forma "mais activa e participativa".

O Encontro Nacional de Vereadores da Juventude decorre esta segunda-feira na Plataforma das Artes e da Criatividade com a participação de 54 municípios.


segunda, 16 abril 2018 13:06 em Sociedade

Marcações: juventude, vereadores juventude

Imprimir