Deputado do BE teme que IHRU provoque grave crise social em Guimarães

O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Soares teme que ocorra em Guimarães uma "grave crise social". Em causa está o conflito entre os moradores dos bairros sociais e o IHRU e o recente prazo estabelecido pelo Instituto para que os moradores liquidem valores de renda em atraso, como diz Jerónimo Couto, da Associação de Moradores de S. Gonçalo.
"Fomos confrontados com a ameça do IHRU que se não pagassemos no prazo de 30 dias, as verbas exigidas seríamos despejados, por considerarem que os moradores tinham perdido numa acção da qual os moradores desconhecem a decisão", afirmou
De acordo com este resonsável em causa estão valores que oscilam entre os seis e os 22 mil euros, "dado que estão a exigir 50% do valor das rendas em atraso", num processo que envolve 236 moradores.

A preocupação dos moradores foi manifestada ao deputado Pedro Soares numa reunião ocorrida esta segunda-feira e que juntou representantes dos bairros sociais de S. Gonçalo, Senhora da Conceição e Gondar.
Pedro Soares ouviu as preocupações dos moradores e diz temer que se o IHRU cumprir a promessa feita, ocorra em Guimarães uma grave crise social.
Recordando que no início deste conflito, os moradores começaram a depositar o valor das rendas na CGD, o Deputado do BE defende que o IHRU deve assumir uma posição de diálogo. De resto é o que Pedro Soares diz que vai defender numa reun ião que tem agendada para a próxima quinta-feira com a direcção daquele Instituto.

Presente no encontro com os representantes dos moradores dos bairros sociais, a deputada municipal do Bloco de Esquerda, Sónia Ribeiro, considerou que "o poder local deve manifestar-se sobre o problema, nomeadamente apoiando a luta dos moradores dos bairros do IHRU".

Marcações: Bloco de Esquerda, IHRU, bairros sociais

Imprimir Email