Sete dezenas de pessoas preparam-se para iniciar peregrinação a pé de Guimarães a Fátima

Sete dezenas de peregrinos estão prestes a iniciar a caminhada entre Guimarães e Fátima. A partida está marcada para madrugada do próximo domingo, na zona de Covas.

Mais uma vez, Joaquina Mendes, residente em Matamá, na freguesia de Infantas, é a guia do grupo, assumindo a responsabilidade pela organização de toda a logística necessária para a alimentação, repouso e bem-estar dos participantes. 

"O grupo parte de Guimarães, mas tem pessoas de muitas paragens, inclusive de França e da Suiça", indica Joaquina Mendes que há 15 anos "em cumprimento de uma promessa" fez a sua primeira peregrinação ao Santuário de Fátima". "Desde esse ano, entendi que não devia parar enquanto tiver forças porque nunca se agradece aquilo que se pede... e a Mãe nos concede", explicou à nossa reportagem, no último sábado, na igreja de Matamá onde é zeladora, ao lado da imagem da Virgem por quem tem devoção e que a move a procurar em peregrinação o Santuário, considerado Altar do Mundo.

Durante seis dias, os peregrinos vão percorrer a pé cerca de 250 quilómetros, estando já programados os locais destinados às refeições, cuidados de higiene e descanso.

Marcações: Peregrinação a Fátima

Imprimir Email