Conferência «António-Lino e a decoração artística para edifícios públicos» no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta



Realiza-se esta sexta-feira, às 18h00, a conferência «António-Lino e a decoração artística para edifícios públicos», em que será oradora Ana Pascoal. O evento vai decorrer no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (AMAP).

O artista vimaranense António-Lino, filho de Joaquim Ferreira Pedras e de Beatriz Jesus Pires Veiga Pedras, nasceu na freguesia de São Paio, em Guimarães, a 9 de Março de 1914. Depois do curso dos liceus fez o Magistério Primário. Posteriormente, frequentou, durante dois anos o curso de desenho da escola de Belas Artes do Porto e, em 1945 terminou o curso de pintura na mesma escola. Foi discípulo dos mestres Teixeira Lopes, Acácio Lino e Dório Gomes. Em 1949, partiu à descoberta do mundo e colecionou apontamentos de desenho, gravura, aguarela, óleo, das cidades em que viveu, que expôs em Portugal e no estrangeiro.

O AMAP realça que "esta conferência além de ser um gesto de reconhecimento público da obra de António-Lino, pretende despertar a atenção do público em geral e dos investigadores em particular para a necessidade de se redescobrir a vida e a obra deste notável artista vimaranense".


Marcações: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, conferência

Imprimir Email