Trabalhos do percurso pedonal no adarve da Muralha começaram esta segunda-feira


Os trabalhos para a execução do percurso pedonal no adarve da Muralha, em Guimarães, iniciaram-se esta segunda-feira. De acordo com o calendário estipulado, a obra deverá ficar concluída ainda este ano, tal como anunciou em Janeiro passado o Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança. 

Com a intervenção pretende-se tornar visitável de forma pedonal o adarve do tramo da Muralha, existente ao longo da Avenida Alberto Sampaio. O projecto compreende a carga patrimonial e simbólica da muralha, resultando na concretização de elementos funcionais, passadiço e escadas, que arrogam uma linguagem formalmente contemporânea onde, respondendo aos requisitos programáticos, articulam e unificam um percurso outrora existente.

A proposta contempla o desenho de passadiço em módulos e duas caixas de escadas localizadas nas extremidades, reforçando a sua funcionalidade e incrementando uma linguagem atual e apelativa a ser visitada.
O percurso é constituído por uma “enorme plataforma” que terá uma guarda voltada para o interior, que fará a proteção e garante um conforto visual e físico. Na face voltada para os merlões e ameias, não haverá qualquer proteção, embora a plataforma não encoste no paramento e assim haverá uma marcação no pavimento mencionando este afastamento.
Está ainda previsto o gradeamento para o Museu Alberto Sampaio e acesso ao adarve. Com esta intervenção pretende-se tornar este espaço coerente com a proposta formalizada para o percurso do adarve do tramo de Muralha ao longo da Avenida Alberto Sampaio, projeto este com aprovação da DRCN e DGPC.
O projeto compreende a colocação de um gradeamento que torne visível a intervenção no adarve e assim, possa ser visualmente perceptível aos transeuntes, quer o percurso no adarve, quer o jardim do Museu de Alberto Sampaio.
A obra, orçada em 444 mil e 619 euros tem um prazo de execução de 150 dias.


Marcações: adarve

Imprimir Email