Desafios do sector dos polímeros em debate esta sexta-feira no Centro Cultural Vila Flor

A importância do Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho foi realçada na quarta edição das Jornadas Tecnológicas que debate o futuro e desafios do sector dos polímeros. Trata-se de uma organização daquele Departamento em conjunto com o Instituto de Polímeros e Compósitos e do PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.
Na abertura das jornadas que decorrem esta sexta-feira no Centro Cultural de Vila Flor, o Reitor da Universidade destacou o balanço positivo de 40 anos do Departamento de Engenharia de Polímeros muito assente na ideia de comunidade em que tem desenvolvido o seu trabalho.

Rui Vieira de Castro lembrou o desenvolvimento por aquele Departamento de projectos "emblemáticos", nomeadamente com a alemã Bosch ou o Laboratório Colaborativo.

Em representação da Câmara Municipal de Guimarães, o Vereador do Urbanismo, Fernando Seara de Sá, destacou a importância do Departamento de Polímeros e do PIEP, na "afirmação através do conhecimento de uma cidade periférica como é Guimarães".

Na sua intervenção, o Presidente do PIEP, João Cortez, destacou números que evidenciam o crescimento do sector dos polímeros em Portugal e que ajudam a perceber os desafios que se colocam a uma entidade que assume um papel de interface na transmissão de conhecimento às empresas:

"A indústria dos plásticos representa 2,5% do PIB com um valor de negócios de 4,5 mil milhões de euros e as mais de 900 empresas empregam mais de 20 mil pessoas", salientou. 

As Jornadas Tecnológicas dos Polímeros, decorrem durante esta sexta-feira e debatem diversos temas, nomeadamente «Os polímeros no sector automóvel», «A indústria de moldes nacional, tendências para o futuro», «Desenvolvimento de materiais compósitos para aplicação  em deck", entre outros..
O encerramento das Jornadas está marcado para as 18h00.

Marcações: polímeros

Imprimir Email