Passadeiras seguras e inteligentes com novo sistema instalado em Guimarães

Um sistema inovador foi instalado a título experimental numa passadeira de peões na Avenida D. João IV.
O CWAY - via comunicável, é o primeiro equipamento tecnológico que transforma as passadeiras de peões sem gestão de tráfego, em passadeiras seguras e inteligentes.

Integrado no projecto Guimarães Living Lab, a Câmara Municipal de Guimarães em parceria com a Communicate Way (CWAY) instalou um primeiro sistema inovador, numa passadeira de peões na Avenida D. João IV, que alerta os condutores quando um peão vai atravessar aquela passadeira com recurso a sensores.

Trata-se de um sistema pioneiro, inteligente, com um impacto minimalista e totalmente integrado no design urbano.

A solução implementada, desenvolvida pela Communicate Way e com parceiros como a Bosch, Siemens e a Exporlux, serve-se essencialmente de passadeiras onde existe grande fluxo de trânsito e visibilidade reduzida, para actuar como um elemento de alerta activa, avisando previamente por meio de sinal luminoso os condutores de veículos perante a existência de peões a realizar a travessia da passadeira. Perante o sinal luminoso os condutores conseguem perceber, atempadamente, as condições de travessia existentes podendo assim adaptar a sua velocidade de circulação, prevenindo acidentes.

Desenvolvido com tecnologia certificada, o CWAY é um equipamento energeticamente eficiente e sustentável e permite também uma eficaz gestão da iluminação da passadeira.

O Guimarães Living Lab apresenta-se como um espaço de reflexão e de investigação e desenvolvimento de projectos piloto, inovadores e replicáveis, que impulsionem novas maneiras de abordar questões relevantes para a Cidade. Este conceito de laboratório vivo pretende ser palco do desenvolvimento do conhecimento e da experimentação de soluções de inteligência urbana em contexto real, numa lógica de inovação aberta e co-criação, tendo o cidadão como actor principal.

Marcações: passadeira, segura , inteligente, CWAY

Imprimir Email