Hospital de Guimarães assegura consultas no estabelecimento prisional


O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães vai deslocar médicos ao Estabelecimento Prisional de Guimarães para dar consultas aos reclusos. Através de um protocolo que vai ser assinado entre o Director-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Celso Manata, e o Presidente do Conselho de Administração do Hospital, Delfim Rodrigues, no próximo dia 16 de Julho, em Lisboa, os médicos do Hospital vão passar a deslocar-se ao Estabelecimento Prisional de Guimarães para dar consultas relacionadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH SIDA), o Vírus da Hepatite B (VHB) e o Vírus da Hepatite C (VHC).


O referido protocolo enquadra-se numa estratégia nacional que o Ministério da Saúde definiu em parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

O acordo, que terá duração de um ano, renovável, vai levar os médicos especialistas dos Serviços de Gastrenterologia e de Medicina Interna do Hospital de Guimarães ao Estabelecimento Prisional para a realização de consultas aos reclusos previamente identificados.
Toda a informação dos actos clínicos ali realizados (consultas e exames) será inserida no processo clínico individual existente no Hospital e no sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O transporte dos médicos, dos materiais e das colheitas de produtos biológicos será assegurado pelo Estabelecimento Prisional e os reclusos serão observados pelos médicos em gabinetes disponibilizados pelo Estabelecimento Prisional para o efeito e onde se procederá aos exames necessários e passíveis de realização no local.
Em casos de necessidade de prescrição de medicamentos, abrangidos pelo regime de dispensa hospitalar, a mesma será garantida pelo Hospital através dos seus serviços farmacêuticos.


Marcações: cadeia, estabelecimento prisional, consultas

Imprimir Email