Vitrus avança com projeto de copos reutilizáveis

A Vitrus apresentou nas arcadas do Centro Histórico de Guimarães, esta segunda-feira, 9 de julho, o projecto "CARE". Um projeto que oferece uma solução aos copos de plástico descartáveis que acabam no chão do Centro Histórico.

A empresa vimarense propõe que os estabelecimentos de restauração do Centro Histórico disponibilizem aos clientes um copo que poderá ser reutilizável, através de uma caução no valor de 1 euro.

O presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, afirma que o projecto surgiu no seguimento de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Guimarães, para que acabasse de vez com o "flagelo" no Centro Histórico. "Este projecto tem como finalidade melhorar a qualidade de vida, não só dos cidadãos do Centro Histórico, mas também a todos os que utilizam este espaço", disse.

O responsável pelo projecto CARE, João Pedro Castro, fala de um projeto "inovador". "A ideia é que o mesmo copo seja utilizado durante toda a noite, por isso com uma lavagem substituímos logo dois ou três", explicou. O projecto CARE tem como objetivo reduzir a produção de plástico, sensibilizar hábitos mais sustentáveis, proteger o património e dar mais visibilidade ao Centro Histórico.

Já o presidente do município, Domingos Bragança, sublinhou que o projecto CARE é para ser uma referência e não obrigatório."Como é um projecto ambiental não quero que seja obrigatório, mas sim um exemplo. Os nossos estabelecimentos apresentam essa solução e os cliente até podem levar para casa, porque tem ícones de Guimarães", referiu

O projecto CARE inicia nos estabelecimentos do Centro Histórico, mas vai estar disponível a partir desta terça-feira para qualquer proprietário de um estabelecimentos de restauração do concelho de Guimarães, tendo já sido produzidos 13.000 copos com figuras de referência da cidade.

Marcações: Ambiente, Vitrus, Centro Histórico

Imprimir Email