Previstas temperaturas de 41 e 42 graus na onda de calor que afectará Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães recomenda prevenção para onda de calor nos próximos dias, a propósito das previsões de altas temperaturas que apontam para o perigo de incêndios florestais. São previsões que colocam o distrito de Braga sob aviso laranja durante os próximos três dias.

A Autarquia lembra que a situação tende a agravar-se durante o fim-de-semana, evoluindo a situação para alerta Vermelho, prevendo-se que esta situação se mantenha até à próxima segunda-feira.

As temperaturas vão estar acima dos valores médios, que podem ter impacto em termos de saúde pública e de propagação de incêndios. Se verificar o início de um incêndio florestal contacte de imediato o 112.

Na verdade, o IPMA prevê que sexta-feira e sábado conhecerão o pico das temperaturas, com mínimas de 22 graus e máximas de 41 e 42 graus, respectivamente.

Esta situação requer cuidados por parte da população que deve ter presente que é proibido realizar queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos. É também proibido utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, bem como fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.

Marcações: onda de calor

Imprimir Email