Três mostradores da Basílica de S. Pedro já estão reparados


Três dos quatro mostradores da torre da Basílica de S. Pedro, no Largo do Toural, já estão reparados. A reparação ficou concluída às 20h45 desta sexta-feira. Falta proceder à reparação do quarto mostrador que será mais complexa já que terá de ser feita pelo exterior e, por isso, exige o recurso a uma grua.

Deste modo, está parcialmente reposta a normalidade do relógio ícone do Largo do Toural que desde 1938 «dá» as horas aos vimaranenses e a todos quantos passam pela «sala de visitas» de Guimarães.

Em comunicado, a Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro informa que a "conservação e manutenção é da responsabilidade da Câmara Municipal de Guimarães" e acrescenta: desde que os novos Corpos Gerentes da Irmandade tomaram posse foram verificados os problemas de segurança na estrutura física de apoio ao relógio. Comunicado à Câmara, o local foi visitado por técnicos competentes que comprovaram as patologias existentes. Mais tarde, continua o comunicado, "detectada a avaria, que impossibilitava a visualização horária, apesar de nunca terem parado os toques dos sinos a horas certas, incluindo o toque do Hino da Cidade, foi encetado o processo, entre as partes, para a resolução do problema".

Nesse contexto, em reunião entre a Irmandade e a Câmara, ficou decidido proceder à retirada da antiga máquina do relógio e restauro da estrutura física de apoio ao mesmo, bem como, a reparação da avaria com o apoio de técnicos especializados que esta sexta-feira ficou, parcialmente, resolvida.
A Câmara Municipal de Guimarães irá atribuir um subsídio para a resolução deste problema, lê-se ainda no comunicado.

"Agradecemos a preocupação, a paciência, a sensibilidade e o carinho de muitos. Lamentamos a má fé…de poucos", concluiu a Irmandade.


Marcações: relógio, s.pedro, mostradores

Imprimir Email