Câmara de Guimarães recomenda prevenção face a alerta de mau tempo

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Guimarães alerta para as previsões de mau tempo, com a situação de alerta laranja e a passar para a alerta vermelho, a partir das 00h00, face a previsão de vento forte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para o Distrito de Braga.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil e o Município de Guimarães aconselham a população a “evitar ao máximo andar na rua” — sobretudo no período entre as 23h00 deste sábado e as 4h00 de domingo.

De acordo com informação do IPMA, a partir das 22h00 de hoje e até às 7h00 de domingo será previsível vento forte e rajadas acima de 120 km/h nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda e Castelo Branco. Prevê-se a ocorrência de vento forte com rajadas superiores a 130 km/h nos distritos entre as 1h00 e as 4h00 de domingo (com uma probabilidade de 65% de rajada ser igual ou superior a 130 km/h e de 40% a probabilidade de rajada maior ou igual a 145 km/h).

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
– Danos em estruturas montadas ou suspensas;
– Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

São aconselhadas as seguintes medidas preventivas:
– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte;
– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações dos Agentes de Protecção Civil e Forças de Segurança.

sábado, 13 outubro 2018 19:36 em Sociedade

Marcações: mau tempo

Imprimir